terça-feira, setembro 29, 2009

Crescendo

Estava pensando nas várias atividades que podemos desempenhar quando somos músicos/musicistas. Compor, interpretar, lecionar e muitas mais. A música está sempre em mutação, sempre adequando-se a novos parâmetros e sendo adequada à personalidade daqueles que a executam. Ouvir e tocar diferentes tipo de música são atitudes fundamentais para uma formação sólida. É aí que entra em campo o aspecto de professor. Pelo menos no meu caso.
Graças a meus alunos sou "obrigado" a rever conceitos teóricos, explorar estilos e artistas que conheço pouco, aprimorar e adquirir novas técnicas. Eles esperam um domínio de 100% do assunto. Quem também leciona, sabe que dominar 100% de um assunto é meio que impossível. Então eu vou, estudo e pratico mais, com o objetivo de ensinar bem a meus alunos. Meu objetivo é mostrar a eles que um bom guitarrista é aquele que sabe 0 momento certo de empregar uma técnica, estilo ou até mesmo quando não tocar sua guitarra e deixar que os outros também mostrem os sons de seus instrumentos. Silêncio faz parte da música e se bem usado é um grande aliado na hora de compor e improvisar. Tocar milhões de notas distorcidas por segundo é até fácil. Fazer isso com coesão, para que a música não se perca é outra história.
Se é pra fazer uma música rápida mas com qualidade, vamos estudar e ter paciência. Mas acima de tudo devemos aprender a nos expressar musicalmente. Nossos instrumentos são nossas vozes (quem canta faz essa frase ter valor literal). Não vamos sair por aí gritando palavras rápidas e sem sentido. O objetivo é ser compreendido. Seja com palavras, seja com notas musicais.
Grande abraço a todos

0 comentários:

Postar um comentário